segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A Melhor Fase

Lembro que quando João fez dois meses eu pensei "Nossa, essa é a melhor fase". O aniversário de dois meses foi um marco pra mim. Com dois meses ele me olhava e sorria, fazendo a mamãe aqui a pessoa mais realizada do mundo! Foi no dia em que completou dois meses, que João dormiu a primeira noite inteira, e ganhou um pai e uma mãe muito mais dispostos. Com dois meses ele começava a conversar e "englesar" com seus "arruuusss" e "grrrrrrsss". Nesta época meus peitos já não doíam mais, a amamentação virou então um prazer.
Com dois meses ele já ficava brincando sozinho naqueles arcos ou cadeirinhas de bichinhos pendurados. Ainda não brincava de fato, mas ficava olhando quietinho, se distraindo! Era colocá-lo na cadeirinha e ter a garantia de uma refeição sem interrupções!! (Sim, depois que o filho nasce a gente além de comer a prestação passa também a comer comida fria.). Enfim, eu achava que os dois meses eram os melhores.
Foi então que João fez três meses. Notei que a voz dele subiu uns cinco pontos de volume.
Com três meses eu desliguei a babá eletrônica, que convenhamos, é um vício. Você escuta até a respiração do rebento, e fica numa de acordar à cada suspiro! Sim, ele já dormia a noite inteira há 1 mês, mas eu só dormi depois que desliguei a babá. Até que a babá foi legal, pois eu e o papai rimos um bocado dos peidinhos noturnos do filhote!! "Filho de peixe..."!! Rsrsrs. Passando a dormir melhor e menos neurótica, eu passei a achar que os três meses eram mesmo os melhores! Foi nesta fase que ele ensaiou a primeira gargalhada, e me deixou ainda mais apaixonada!! Com três meses ele chupou o dedinho pela primeira vez, e deixou a mamãe orgulhosa, pois mostrou independência para se acalmar sozinho. Foi com três meses que ele pegou, por vontade própria, o primeiro objeto com as mãozinhas e deixou papai e mamãe emocionados. Com três meses fizemos nossa primeira viajem em família (fora a casa da vovó em Floripa). Viajamos só nós três, ficamos hospedados em um Hotel e João mostrou que gosta muito de conhecer lugares novos.
Chegamos aos quatro meses. Com quatro meses João era só sorrisos!! Dava as gargalhadas mais gostosas do mundo!! Deixava qualquer um de queixo caído!! Agora ele já parecia um menininho, decidindo e mostrando o que queria! Já começava a dominar o seu universo, puxando tudo pra perto de si e, agora com toda a autonomia do seu pequeno ser, explorando o mundo com a boca. Novamente eu pensei "Agora sim, quatro meses é a melhor fase"!! Foi com quatro meses também, que ele começou a fazer arte, tipo puxar a fralda suja que eu acabei de tirar, pingando "M" no caminho (aquela "M" mole de bebê que só mama no peito). Aprendeu também a gritar e a cuspir, fazendo isso nos lugares mais inusitados possíveis.
Quando João fez cinco meses, era pura diversão. Sua voz subiu mais alguns pontos de volume, e ele dava gritos que zuniam no meu ouvido. Um tal de rola pra cá, rola pra lá e já ficava sentadinho, todo fortinho. É claro que eu pensei: "Gente, eu estava enganada, esta sim é a melhor fase!" Com cinco meses João começou a aprender coisinhas que a mamãe ensinava a ele (ela passa o dia tentando ensinar a falar "mamãe", mas ele se nega). Ele aprendeu a fazer Hi5 com a mamãe!! Ele bate a mãozinha na minha e dá risadinhasas gostosas!! Não existe no mundo, algo mais lindo!! Com cinco meses meu bebê já formou um jeitinho próprio de me dizer algumas coisas. Ele já me dá os sinais de que está com fome, ou de que está com sono. Também já demonstra claramente quando gostou ou não de algum brinquedo ou de alguma pessoa (o que pode significar situação constrangedora na rua, rsrsrsrsrs). Ele está aprendendo a se comunicar!! É um gênio!!!
Chegou dezembro, e João completou seis meses, e eu estou toda orgulhosa certa de que esta é a melhor fase, sem dúvidas!! Foi com 6 meses que meu bebê experimentou o primeiro sabor diferente do meu leite! O mês de dezembro foi mágico pra mim, e inédito pra nós dois! Suquinho de laranja, bananinha amassadinha, entre outros sabores ordenados em uma escala criada por pediatras, autores de livros e adaptada por mães e avós apaixonadas pelo universo de criar um bebê.
Ufa, quase morri quando ele se afogou com um pedacinho de batata, fez algumas ânsias que me fizeram trocar de roupas numa velocidade recorde, me preparando para correr para o Hospital. Também foi com 6 meses que ele fez o primeiro pum "sabor gente grande". Que ele aprendeu a tirar o paninho do rosto brincando de "cadê o João". Que ele achou o seu pézinho e chupou o dedão. Que ele dançou em pé nos meus braços ao som do coral que cantava em um restaurante em que estávamos jantando, encantando aos papais aqui e aos outros clientes que diziam "olha lá o bebê dançando". Que ele aprendeu a bater palminhas e a dar tchauzinho (pelo menos eu acho parecido, rsrsrsrsrsr). Claro que como toda mãe, fico impressionada com tamanha inteligência e beleza deste pequeno ser! E que todos os dias, como toda mãe, sinto o amor maior do mundo crescendo dentro de mim e quase me fazendo explodir. Claro que paralelamente ao amor, também cresce o medo de que algo de mal aconteça ao meu pequeno. O que me faz entrar em pânico só de pensar que logo voltarei a trabalhar e terei de me separar da minha cria por algumas horas do dia, mas isto já é assunto para um outro post.
Concluindo então, nunca diga "não vejo a hora que chegue em tal fase", pois a melhor fase é sempre a fase em que você está. Não perca tempo pensando no que vai acontecer no mês seguinte. Aproveite cada segundo de cada dia, observe, estimule, ensine, aprenda, anote, festeje, agradeça à Deus por cada momento e por cada conquista de seu filho. Pois o dia que passou, não volta mais. Eles vão crescer, nós vamos envelhecer e com certeza vamos dizer: "É, aquela foi a melhor fase".

João, se algum dia você tiver paciência de ler este velho blog que um dia sua "mãe-louca-por-você" escreveu, eu tenho um pedido a te fazer: Por favor, nunca me chame de velha chata!!!

P.S. Este post vai sem foto, pois estou há vários dias tentando encontrar uma foto que represente tudo o que falei, e não acho.... Teria que postar um álbum inteiro!! Então decidi que vai ficar sem foto!!

P.S 2. Escrevi este post em dezembro, mas em função de outros compromissos (incluindo a procura da foto) acabei demorando pra publicar. Logo João fará 7 meses, olha que delicinha, e eu já tenho mil outras coisas pra contar!!! Adivinha??? Estou na melhor fase!! rsrsrs
Beijossss!!!

13 comentários:

  1. Tuka,
    adorei o post.
    Realmente todas as fases são as melhores, é uma delicia ver a cria crescer e aparecer.
    Tenho que admitir que não sinto muita saudade da fase bebezinhoo do Arthur...não sou tão paciente como a mamãe Tuka. :D
    Esquecesse de contar que até banho de piscina ele já tomou.

    Parabéns pelas conquistas do filhote.
    Beijoooo
    Já to com saudades de vcs.

    ResponderExcluir
  2. lindoooooooooooooo
    amei o post e parecia eu dizendo, pois sinto a mesma coisa.... cada sorriso do Lucas, faz as noiites mal dormidas serem jogadas pro lado
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ai amiga que liiindo esse post! Sem contar que o João já veio até visitar a tia Gabi né!? Beijinho nos dois, saudades já!

    ResponderExcluir
  4. Eeeeepaaa, tá se achando muito hein Gabriela??Logo logo João também irá me visitar!!Como ele adorava os banhos de balde, aposto que irá gostar da minha nova casinha também...já tô até imaginando ele com o espaguete do Tigor jogando água p/ todos os lados...hihihihi....essa também será uma ótima fase!!Beijos p/ essa família top!

    ResponderExcluir
  5. Ai ai..essa minha amiga é a melhor!!! escreve coisas lindas, que só nós mamães sentimos e sabemos o que é viver cada momento, cada fase com essas "coisinhas" que Deus nos mandou!!! Lindoooo amiga....lindooo!!!

    ResponderExcluir
  6. Oii, estava dando uma lida em alguns blogs e parei aqui, adorei o texto, minha pequena esta com 2 meses, e é bem verdade o que vc falou, a melhor fase é a fase que ela esta...rs

    Já to te seguindo para acompanhar as novidades!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. poxaa eu "escrivinhei" um coments aqui faz alguns dias..e não salvou!! =( então "escrivinho" de novo!!!
    CuunhaA que coisa mais boa poder acompanhar o crescimento do pimpolho por aqui..vários detalhes lindosss..além do que a vovó "babona" conta sempre que a gente vai lá!! hehehe
    e outra coisa...Psicologia? sério? tem certeza que tu não fez foi jornalismo?! aff...adorei as coisas que escreve..a forma como tu escreve! Parabéns!! bejokass nos 3!!! \o/

    ResponderExcluir
  8. Oi Tuka,

    Obrigada pela visita em meu blog, adorei o seu lindo demais, vou te seguir, tenho certeza que tenho muito a aprender com vc que já esta em um nivel acima do meu já é mamãe rsrsrs, e eu continua na luta em busca do meu sonho.
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Meuuu Amor!!!!
    Fico tão feliz de ler isto e poder lembrar/pensar as cenas que descreves aqui!! A maneira como você fala, age e ama ser mamãe (como já te falei) me dá até uma vontadinha de ter um filhinho..Mas por enquanto me contento e fico EXTREMAMENTE feliz por poder participar um pouco dessas suas felicidade! Que mesmo não podendo estar sempre perto, estou sempre atenta as novidades e MORRO de saudades e tristeza quando estou em Crici e não posso vê-los!!
    Você é uma pessoa maravilhosa que eu tenho ORGULHO de ter como AMIGA e principalmente de ter você na minha vida!!!
    Beijããoo, Amores!!!
    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  10. Oi! Conheci seu blog agora e estou seguindo...vamos dividir experiências da maternidade? Estou procurando amigas virtuais, e mães sempre tem muito em comum, né? Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Larga dessa vida mansa de férias e atualiza o blog!!!

    ResponderExcluir
  12. Passando aqui para conhecer e adorei! Vou voltar sempre!
    Bjks
    Dani

    ResponderExcluir
  13. Oi Tuka, nossa que alegria poder relembrar essas fases de bebe junto com vc... Nossa meus pensamentos foram longe!!!
    E agora que vou ter a oportunidade de passar por tudo isso novamente vc fez as lembranças retornarem em minha cabeça de uma forma tão gostosa...
    Parabéns por conseguir transmitir isso de uma forma tão gostosa e suave. Mil Bjus!!!

    ResponderExcluir