quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

AMAmentação!!


"Amamentar o filho é uma obrigação ou uma escolha da mãe?" Li essa frase outro dia... 
Salvo algumas raríssimas exceções, toda mãe está apta a amamentar. O leite materno é o alimento mais completo para o bebê até os seis meses de idade, é de graça, está prontinho e na temperatura ideal, entre outros benefícios. Eu poderia ficar aqui escrevendo milhares de coisas boas a respeito do aleitamento materno, mas eu seria repetitiva, pois todas as campanhas já fazem isso. Em todo lugar existe um cartaz e na própria internet você encontra imensas listas citando os inúmeros benefícios da amamentação. 
Então decidi abordar aqui a minha experiência pessoal como mãe que amamenta, contando minhas dificuldades e como eu consegui superá-las! Meu objetivo é, sobretudo, encorajar as futuras mamães a desempenharem esta tarefa que não é nem um pouco fácil!!
Eu sempre escutei que a amamentação é um ato de prazer, mas quando chegou a minha vez, nossa, que dor!!! Sim amiga, amamentar é super difícil e dói mesmo!!! Apenas duas amigas minhas, me disseram que não sentiram dor nenhuma. Fora essas duas, todas revelaram que sofreram um pouco ou muuuuito!! Aí depois eu comecei a ouvir: "Calma Tuka, só dói no começo" e eu perguntava "Mas até quando é o começo?" Então já vou adiantar que pra mim, o começo durou 1 mês e meio! 
No hospital, consegui que meu bebê fosse levado até mim para que eu o amamentasse em sua primeira hora de vida. Eu lia isso nos livros e queria fazer igual. Porém, a realidade é diferente!! João chegou e não sabia o que fazer com aquele peitão que a mamãe colocava na boquinha dele. Meu leite pingava, mas ele ficava com a boquinha aberta, não sugava, simplesmente não fazia nada. E eu achei estranho, mas ao mesmo tempo bonitinho. "Ai que fofo"... Tudo bem, mais tarde, "João, vamos mamar?", e lá vinha ele com aquela boquinha linda e ficava ali, paradinho sem fazer nada! Claro que eu logo perguntei pra médica o por quê de ele não mamar. Eu sempre li que o bebê nascia sabendo sugar... Ela respondeu que devido à minha Diabete Gestacional o meu bebê havia nascido satisfeito, sem fome. João nasceu as 7:45h da manhã e passou aquele dia inteiro sem mamar. No berçário, as enfermeiras deram complemento à ele, para evitar uma possível hipoglicemia neonatal devido à Diabete Gestacional. Isso dificultava ainda mais, pois ele já chegava até mim sem fome. Eu e o João, passamos aquele dia com as enfermeiras em cima de nós (literalmente) tentando fazê-lo mamar. Chato e estressante.... 
Todos já estavam preocupados, pois ele não comia. Foi então que naquela noite, eu  fiquei com o bebê João no colo, dispensei as enfermeiras e disse: "Agora é um momento só nosso meu amor. A mamãe tem todo o tempo do mundo pra você". Conversei com ele, cantei pra ele, e com muita paciência e carinho, adivinhem?? Ele mamou!!! Sim, ele pegou com vontade e sugava e engolia!! Era a coisa mais linda do mundo!! Pronto, agora estava tudo bem, o bebê já estava mamando!!!! Que beleza, um terneirinho!!! Sim, com aquela boquinha pequena e voraz, grudada no meu peito de 3 em 3 horas durante 30 ou 40 minutos, foi o suficiente para, 3 dias depois, eu estar com os mamilos sangrando!!!! 
Aí que dor!!! E agora??? Nada de mamadeiras!!! 
Se eu tinha uma coisa bem clara era que eu iria amamentar o meu filho!!! Eu sempre estive decidida a amamentar! Pedi a opinião de todas as mães ao meu redor, para saber como "curar" os meus mamilos, corri pra internet pesquisar sobre a "pega" correta do bebê no peito, pomadas e alguma forma milagrosa de resolver a situação (nem me pergunte o que eu encontrei, desde folha de couve até banha de carneiro. Folha de couve é fácil, mas onde eu iria encontrar banha fresca de carneiro???). Claro que eu comprei umas duas pomadas que sugeriram nos blogs, mas não fizeram grande coisa não!! Foi então, que no meu amado Baby Center (veja o post "Baby Center"), eu encontrei a solução!! Simples, o nosso astro rei!!! O SOOOLLLL!!! Amiga, coloca os peitos no sol!!! É tiro e queda!!! Foi aí que me deparei com outro problema: João nasceu no inverno, mês de junho, semanada de frio e chuva. A solução também estava no Baby Center: Abajur com uma lâmpada incandescente de 40W a 40 cm do peito!!! BINGO!! Sim, fácil!!! Quando dava sol, era peitão na janela!! Tem que ser com o vidro aberto, tá! E à noite ou em dias de chuva, era o amado abajur que me salvava!!! Basta você expor os mamilos ao sol (ou ao abajur) durante 20 minutos após cada mamada! Cicatriza as fissuras que é uma maravilha!!! Mas tenha paciência e seja perseverante!!! João tinha 15 dias e eu consegui recuperar o peito esquerdo, e logo depois o direito. Sentia ainda uma dorzinha na hora da "pegada" mas aí era mais fácil de suportar. Não estava mais em carne viva! Com 1 mês, eu só sentia dor um dia sim, outro não. Foi então que com 1 mês e meio, eu já não sentia mais dor nenhuma. Aí sim amiga, eu descobri o verdadeiro prazer da amamentação!!!
Quando João tinha 3 meses, ele começou a largar o peito no meio da mamada para me dar um sorriso com a boquinha cheia de leite! Aí eu entendi o por quê de suportar a dor e seguir em frente!! Sim amiga, cada rachadura vale a pena!!! Se você cede e dá mamadeira, seu leite logo seca e você nunca vai conhecer o lado bom de amamentar o seu bebê! Lembre-se que o único estímulo para a produção de leite, é o ato de sugar do bebê!!! Até hoje, desde que veio pra casa João nunca provou outro sabor!!! E é lindo vê-lo mamar! O jeitinho como ele segura o meu seio com as mãozinhas, os olhinhos brilhantes me olhando com carinha de satisfeito, me fazendo acreditar o quanto o meu leitinho é importante, pois o alimenta e o faz feliz!! Aí ele passa a mãozinha no meu rosto como se fizesse um carinho de agradecimento por eu ter aguentado firme a dor do início!!! Daqui 10 dias ele faz 6 meses, e eu me orgulho de ter conseguido chegar até aqui amamentando o meu filho exclusivamente no peito!!! Minha recompensa é ter um bebê lindo e extremamente saudável que tem comigo uma relação de arrepiar e a sensação de dever cumprido!! Pelo menos 1 dos milhares dos deveres de uma super mamãe coruja como eu!!! Fica aí o incentivo!!!


Lembre-se também de tomar muuuuita água!!!! 
E boa sorte!!!




7 comentários:

  1. ai adoro teus posts!! são sempre tão lindos!!! que linda mamãe você se tornou Tuka!!! e demonstra isso a cada dia!!! =)

    bjokas Cunha!

    ResponderExcluir
  2. Tukaaa...
    Adoreiii a sua idéia de fazer um blog.
    Tá lindooo de maiss!!!
    Eu sou uma das que não doeuu naidinha nÉ?!
    Hahahaa
    Mas, é que realmente não doeuu. E afirmooo... FOI POR CAUSA DO TREINAMENTO!!!! Puxa, escova, torce, esfrega. Deu resultado. TE FALEIIII!!!
    :D Arthur começou a mamar com 1hora e meia de vida e parou (sozinho) com nove meses. É magico, lindo, emocionanteee, euuu chorei quando ele mamou pela primeira vez, a sensação de amamentar um filho é mesmo muito especial.

    O importante mesmo é vc não ter desistido.
    E prova disso é o João, GENTEEE carregar ele por mais de uma hora é impossivel.
    Leite integral né?!

    Amigaaa vou estar sempre aqui acompanhando e se possível comentando!!

    Parabéns pela iniciativa!!
    Um beijo enormeee e nos vemos no natal pra eu dar um esmagão no JOão.

    ResponderExcluir
  3. Que sarro o "leite integral" ali em cima! hauhauaha

    Amigaaa, não sabia que teus mamilos tinham ficado machucados. Que dó lendo ali!!
    Mas te conhecendo, nem que fosse um pouquinho, já seria o suficiente pra saber que não abririas mão de amamentar o João de forma alguma!!!

    Amei o AMA do amamentação, amei o post, e amo a inspiração que és pra todas, sempre!!!

    Parabéns mais uma vez amiga, saudades já!

    ResponderExcluir
  4. Amiga, essa foto diz tudo!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Tuka!! Estou adorando seu blog, assim posso ficar acompanhando vc e o João!! Bom eu não tive problemas para AMAmentar a Emanuelle, como sua amiga Lú comentou, também fiz o treinamento com a esponja, toalha e a conchinha de amamentação, pena que ela parou de mamar com 5 meses,primeiro veio o refluxo ai depois ela não queria mais o peito fiquei bem triste insisti bastante e ela nao queria, fazia ânsia, ai tive que dar a mamadeira!! O mais importante é que ela estava saudável mesmo sendo com a mamadeira! Fiquei triste em saber que você sentiu dor, mas orgulhosa de uma amiga que é uma super mamãe que não desistiu! E como vc mesmo disse valeu a pena!Bjoss

    ResponderExcluir
  6. Oi Tuka, pois é,tenho vontade de escrever muuuuuitas coisas lendo esse post, porque também sou uma mulher e mãe extremamente adepta à amamentação materna, sempre me imaginei amamentando e qualquer outra coisa que tenha certeza que será bom para minha filha, apesar das dificuldade que apareçam; no meu caso foi um pouquinho diferente, me senti muito cansada, minha dor nem foi o problema, acho que não passaram de 3 dias.. felizmente, apesar de muito intensa também, cada mamada era um sofrimento e milhões de lágrimas.. mas mais do que isso pra mim foi a dedicação, a disponibilidade e necessidade; uma mãe que amamenta não tem mais tempo, acho indescritível,porque mesmo que seja um bebê "regular", como alguns brincam, ou seja, só mama de duas em duas ou 3 em 3 horas certinho, você sempre tem que estar por perto, sempre! sua vida fica dedicada a esse bebê, meus primeiros 5 meses e meio foram 24h com minha filha.. maravilhoso e também bem estressante, sempre fui "saideira", jogava volei acho que 8 vezes por semana, tomava chop todo fim de semana e jogava um baralhinho junto, claro.. então parar tudo foi bem difícil!!! Não tinha coragem de ficar com ela na rua tarde, com sereno ou chuva, quem me conhece me acha exagerada, mas tudo que fiz e faço é de coração, não comando meus sentimentos..
    concordo plenamente com seu comentário de que a cada mês parece que é o melhor de todos;
    Hoje, Anninha com 1 ano e 8 meses acho que esse sim, é o melhor de todos.. kkkk e queria que meu próximo filho viesse com essa idade! rsrs. Ela curte de tudo, sai comigo, brinca, fazemos compras, passamos o dia na piscina, almoçamos, sentadinha.. pedindo "tata mamãe", batata frita! se acha a independente, a "fala" é uma coisa apaixonante... aaaaaaaaaa é a coisa mais linda do mundo, continuo com vontade de ficar 24h com ela .. e agora não consigo mais.. kkk, mas, pra finalizar, acho que estou mais feliz, com minha vida profissional de volta, um pouco de tempo pra mim, ir ao salão - de vez em quando, só o meu volei e chopadas que ainda não consegui retornar.. vamos ver....
    semana que vem, começa nova etapa - escolhinha..

    adorei sua idéia do blog, parabéns, seus posts são lindos e tenha certeza que serei uma frequentadora assídua!! rsrsrs

    bj grande pra vcs!
    rafa.

    ResponderExcluir